Escola para influenciadores, banco de talentos, consultoria e plataforma de conteúdo estão entre as iniciativas
Consciente de que os assuntos relacionados à diversidade racial não são uma estratégia sazonal, a Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência e entretenimento do país, expande o projeto Potências. O objetivo das iniciativas lideradas pelo publicitário e diretor artístico da empresa, Julio Beltrão, é abrir novas oportunidades para a comunidade negra.
“Ainda estamos no caminho para transformar o marketing de influência em um mercado mais inclusivo. Por uma série de fatores, que vão dos convites das marcas às entregas de algoritmo das plataformas – que geralmente são confusos de entender -, as pessoas consomem menos criadores pretos. Então, todas as nossas iniciativas vão ajudar a trazer uma maior visibilidade para os profissionais e ajudar as empresas a entenderem esse processo de potencialização”, revela Julio.
Conheça os novos projetos:
Nos últimos anos, o consumo de produtos e serviços para a negritude vem aumentando com o surgimento de projetos como o Quintal Dos Prettos, Numanice, Tardezinha, Afropunk e Batekoo. Pensando nisso, a Plataforma Potências!, através das redes sociais, TV aberta e streaming, cobrirá os principais eventos e acontecimentos da comunidade. O projeto terá um squad de apresentadores e perfis de entretenimento que irão trazer do Rap ao MPB, do Lollapalooza ao Afropunk e do geek ao Carnaval.
Já o Novas Potências! chega como uma experiência imersiva para aquele creator preto que está começando ou quer se profissionalizar. “Será uma espécie de escola exclusiva para criadores pretos de conteúdo. Aqui teremos uma série de ações como workshops, programas de networking e treinamentos personalizados para potencializar novos nomes no mercado. Já contamos com um time de treinadores que entendem do assunto e de marcas que estão dispostas a patrocinar esses influenciadores”, explica Beltrão.
Alinhado com os valores da empresa – que, desde 2017, possui mais de 50% de funcionários pretos -, a Mynd traz também o Banco de Potências!, uma plataforma de cadastro de profissionais pretos de diversas cidades do Brasil, que atuam desde atividades mais técnicas até as mais artísticas, e que serão oferecidos às marcas; além da Consultoria Potências!, que terá a missão de ajudar as mais diversas empresas na ampliação do seu quadro de funcionários para obter um maior entendimento sobre a importância da inclusão.
Além disso, Beltrão continua à frente do Squad Potências!, que é composto por influenciadores pretos e periféricos de grande alcance, relevância e engajamento, e do Prêmio Potências!, que enaltece personalidades pretas que se destacaram ao longo do ano. Com a expansão do projeto, a Mynd reforça o seu DNA de diversidade e traz mais impacto e visibilidade para a negritude brasileira – que, segundo estudo feito pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Instituto Feira Preta e com o apoio do Itaú, movimenta mais de 1.7 trilhões de reais anualmente.
Segundo Fátima Pissarra, CEO da Mynd, essa atitude reforça o pioneirismo da empresa nesse movimento de inclusão. “Há mais de cinco anos, colocamos em prática diariamente a missão de dar mais voz e espaço para a comunidade negra no Brasil. Pensando em iniciativas que impactam toda a cadeia, queremos fazer a diferença desde a contratação de profissionais pretos nas empresas, para que os projetos pensados tragam mais representatividade, até o apoio aos criadores que ainda sofrem com a resistência das marcas para contratá-los. Com muito trabalho e persistência, conseguimos fazer da Mynd uma empresa diversa na prática. Agora estamos aqui para unir esforços e levar esse diferencial para ainda mais instituições”, explica.